A palavra PIRAPIRE tem origem na etnia Tupi Guarani, povo indígena nato do município de Dourados – MS. Pirapire é a junção de duas palavras: "PIRA" – peixe e "PIRE" - casca de peixe, para os indígenas também e significa dinheiro, abundância.

No dia 02 de Julho de 2007, foi lançada no município de Dourados a moeda social com o nome de Pirapire, cujo objetivo é aumentar o poder de consumo da população sem acesso à moeda oficial e gerar desenvolvimento local, valorizando a produção e o consumo no próprio bairro.

A moeda social, também chamada de circulante local, é um instrumento local que facilita as trocas de produtos, serviços e saberes. Seu objetivo é fazer com que o "dinheiro" circule na própria comunidade ampliando o poder de comercialização, aumentando a riqueza, gerando trabalho e renda. É uma importante ferramenta para o desenvolvimento local que vem crescendo no mundo inteiro.

Em 2012 foram realizados 94 empréstimos em Pirapire, contabilizando um valor de mais de sete mil Pirapires. Os créditos em Pirapires, tem como objetivo, fortalecer o consumo na comunidade local, gerando mais trabalho e renda para as famílias.


Depoimento:
“Fui a primeira pessoa a fazer um empréstimo em pirapire no Ponto de Finanças do Banco Pire, o nosso banco. Faço isso com muita alegria, pois tudo o que eu sempre quis, foi o desenvolvimento da minha comunidade e, colaborando com a circulação da nossa moeda, o meu dinheiro vai ficar aqui. Por isso todo mês, quando recebo meu salário, a parte que é para as despesas da casa, eu troco no Banco Pire por pirapires e vou fazer as compras” Manuel – Consumidor solidário



Imagem 1 de 6 Imagem 2 de 6 Imagem 3 de 6 Imagem 4 de 6


Imagem 5 de 6 Imagem 6 de 6

Voltar

Banco Pire 2020 - Rua Ramão Osório, N° 10 - Vila São Braz - Dourados - MS - CEP: 79843-250
Fone: (67) 3020-2504 / (67) 99657-2504 - E-mail: ammbancopire01@gmail.com