Histórico

Mulheres em Movimento, entidade civil sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 2004, tem a finalidade de apoiar a Rede de Economia Solidária de Dourados, através do acompanhamento técnico e suporte financeiro aos empreendimentos solidários, bem como trabalhar pela formação cidadã dos(as) empreendedores(as).

Os recursos da entidade são provenientes da doação de bens de herança de uma jovem missionária e de outros doadores voluntários, que acreditam e apostam na solidariedade como caminho de construir um “outro mundo”, possível e necessário, com a perspectiva de desenvolvimento sustentável, que promove o respeito à pessoa humana e valoriza os ecossistemas, tendo no centro não o lucro mas a VIDA.

Sentindo a necessidade de uma integração nacional, em julho de 2006, Mulheres em Movimento cria o BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO, denominado BANCO PIRE, integrado à Rede de Bancos Comunitários do Brasil.

O nome do Banco e de seus produtos, tem origem na etnia Tupi Guarani, povo indígena habitante nato do Município de Dourados. Pirapire é a palavra que decifra “dinheiro” na etnia guarani e quer dizer abundância.


Pira é peixe.
Pire é casca ou escama de peixe.

Banco Pire 2020 - Rua Ramão Osório, N° 10 - Vila São Braz - Dourados - MS - CEP: 79843-250
Fone: (67) 3020-2504 / (67) 99657-2504 - E-mail: ammbancopire01@gmail.com