Dia Internacional da Solidariedade - a Solidariedade em um mundo sem coração

31 de agosto marca o Dia Internacional de Solidariedade para promover e fortalecer os ideais associados a esse valor, como fundamental para as relações entre estados, povos e indivíduos.Orçamentos Comemoração são como se segue. Em primeiro lugar, vivemos em um mundo de grandes desigualdades entre ricos e pobres e, segundo, o verdadeiro progresso não será alcançada sem a cooperação entre todas as nações e povos para acabar com a pobreza, sem solidariedade com os despossuídos, em terceiro lugar, devemos assumir responsabilidade para com aqueles que estão excluídos do acesso aos recursos necessários para o desenvolvimento, cujos direitos e da dignidade humana não são respeitados, e em quarto lugar, devemos promover uma relação responsável com a natureza.
Luis de Sebastián, de recordação agradável no UCA, definiu a solidariedade como o reconhecimento prático da obrigação natural que os indivíduos e grupos de contribuir para o bem-estar daqueles que lidam com eles, especialmente os mais necessitados. E ele explicou que os aspectos negativos da condição humana que estamos no histórico demonstrar uma situação de emergência e, portanto, não existe uma relação objectiva que nos liga uns aos outros de nossas limitações e de fragilidade, o que pode se tornar uma fonte de energia cada um por si não tem. Nestas circunstâncias, o comportamento individualista, não cooperativos (o "cada um por si"), certamente será desastroso, suicida e criminal, enquanto o esforço coletivo para aceitar e transformar com inteligência e como valor vulnerável e inseguro da existência humana conseguir que todos carregam uma forma mais racional e humano.
E a partir de uma ênfase menos pragmático e mais sobre a obrigação moral, Adela Cortina, filósofo espanhol, argumenta que a solidariedade deve ser baseada em um amistoso ética cívica, cujos princípios seriam: há pessoas instrumentalizadas; capacitar suas habilidades , distribuir equitativamente os encargos e benefícios; abrir para a vida e os interesses dos parceiros, e manter uma atitude responsável para com os animais não-humanos indefesos. Agora, o que cada um desses princípios para a sociedade humana guiada pela ética do calor (ou seja, uma ética da compaixão capacidade para reagir ao sofrimento dos outros e capaz de enfrentar as injustiças indignação) ? Aqui estão algumas das principais ideias expostas neste Cortina sentido.
Solidariedade é definido a partir do outro, ou melhor, a partir do reconhecimento dos outros e de si mesmo em sua dignidade. Ou seja, reconhecendo que todos devem evitar tornar-se para os outros pela metade, e tornar-se para eles um fim. Esta é uma das formulações do imperativo categórico do filósofo alemão Kant: "Aja de modo que você trata a humanidade, em sua própria pessoa ou de outra, sempre ao mesmo tempo como um fim e nunca apenas como um meio." Na linguagem do reconhecimento amigável, torna-se instrumentalizou a obrigação de não interagem, mas respeitar a autonomia dos outros e as suas próprias. nem legítimos prejudicar as pessoas, mas nem instrumentalização contra os seus próprios planos de vida, desde que tal planos não são prejudiciais para os outros. Consequentemente, o limite de qualquer atividade (político, econômico, científico, etc.) não é manipulação.
Mas não é só para não segurar, mas também para capacitar, para atuar de forma positiva para melhorar as capacidades das pessoas. Respeito pela dignidade humana não significa apenas não usar ou prejudicar os seres humanos, mas exige capacitando-os a prosseguir os seus projetos de vida.Solidariedade neste plano passa pelo reforço do exercício dos direitos políticos, culturais e econômicos, e desenvolver as habilidades, as oportunidades e as características das pessoas. Além disso, a solidariedade não pode dispensar justiça. Cortina modelo proposto justiça "interlocutor válido" que vai além da distribuição de encargos e benefícios na sociedade, e que é o de capacitar pessoas para participar e defender os seus direitos fundamentais básicos (tornar-se uma cidadania activa .) O motor deste desejo de justiça é o reconhecimento cordial, que são iguais em dignidade e diversificado em habilidades e identidade.
Outra exigência é a de levar em conta os interesses daqueles afetados por decisões de políticas públicas. A crescente consciência, por exemplo, que você não deve legislar sem a participação dos cidadãos nos assuntos que lhes dizem respeito. A principal razão é que eles são a melhor perceber os efeitos dos sistemas políticos e econômicos, e aqueles que sabem mais sobre seus interesses. Este tipo de solidariedade envolve a abertura de um debate aprofundado sobre as principais questões de interesse para os cidadãos e tomar as providências em relação ao ponto de participação.
Finalmente, Cortina fala de solidariedade para com os animais não-humanos indefesos. Neste sentido, baseia-se no princípio da responsabilidade de Hans Jonas, que, seguindo a forma do imperativo categórico de Kant afirma: "Aja de modo que os efeitos da tua acção sejam compatíveis com a permanência de autêntica vida humana Terra. "Em outras palavras, se as coisas vivas têm um valor intrínseco, embora não seja absoluta, e se eles são vulneráveis, se comporta de forma imoral que podem assumir a responsabilidade por eles não assumem a responsabilidade.
Em suma, a solidariedade não está limitado a uma sensação de alívio de caridade às necessidades individuais, para um bem-estar puramente. Em seu sentido mais profundo, busca-se uma prática que contribui para a transformação das estruturas indolentes e desumano. E tem como inspiração estima pela dignidade dos outros ea sua própria, a raiva sobre o dano injusto, e compaixão para com o sofrimento que atingiu a coragem eo coração do seu próprio.
A solidariedade é uma forma de prestar contas aos outros. Você tem um coração de carne e não de pedra. Eu sou solidário quando eu fechar o outro, mas de onde eu deixo meus sentimentos são. Isto é expresso oração belamente budista: "Pode ser o protetor dos abandonados, o guia daqueles que andam, e para aqueles que querem ir para o outro lado, o navio, o barco, a ponte, a ilha para aqueles que precisam de um ilha, a luz para aqueles que precisam de uma luz, a cama para quem precisa de uma cama, a pedra milagrosa, o vidro do grande tesouro, a fórmula mágica, a planta que cura, a árvore que deseja, a vaca da abundância. Isso a duração do espaço, e como seres permanecem, pode eu também permanecer para aliviar os sofrimentos do mundo. "

Carlos Ayala Ramirez