Zumbi dos Palmares biografia resumida

O guerrilheiro negro Zumbi do Palmares é lembrado até os dias de hoje pelos seus feitos e por polêmicas que rondam sua biografia.É difícil falar sobre a história de Zumbi sem falar sobre o quilombo que rendeu o nome pelo qual é conhecido por todos os brasileiros.

História:
Localizado onde era o interior da Bahia e hoje conhecido como estado de Alagoas, o Quilombo dos Palmares era praticamente considerado um reino formado por escravos negros que fugiam das fazendas, senzalas e prisões do Brasil, com uma população de quase 30 mil fugitivos. E neste quilombo no ano de 1655 nascia Francisco, nome de batismo de Zumbi, que seis anos após seu nascimento foi capturado por um missionário português e por intermédio deste aprendeu a falar latim e português e também o auxiliava nas missas.

Liderança
Aos 15 anos Zumbi dos Palmares fugiu retornando ás suas raízes e demostrando cada vez mais suas capacidades ágeis e estratégicas, se tornando referência no quilombo com um pouco mais de 20 anos de idade. Em 1678 o governador da Capitania de Pernambuco chamou o até então líder do quilombo Ganga Zumba para lhe apresentar uma oferta de paz onde se oferecia a liberdade para os escravos que haviam fugido em troca de suas devoções á Coroa de Portugal. O líder aprovou, mas Zumbi desafiou a Liderança de Ganga Zumba para continuar sua luta contra a tirania portuguesa, se tornando assim o novo líder do quilombo.

Invasão
Em 1693 o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou uma invasão ao quilombo, sendo efetuada no ano seguinte causando a destruição de Palmares e ferindo Zumbi. Sobreviveu, mas foi traído por um de seus companheiros de luta que se juntou ao capitão Furtado de Mendonça que o apunhalou. Zumbi resistiu, mas foi morto em 1695 sendo decapitado e tendo sua cabeça exposta em uma praça pública de Recife.

Polêmicas
Alguns historiadores afirma que o verdadeiro herói de Palmares foi Ganga Zumba e que aliados de Zumbi envenenaram o antigo líder para que ele se tornasse o novo líder.
Para manter viva a memória da morte de Zumbi é comemorado o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro.

fonte: http://www.zun.com.br/zumbi-dos-palmares-biografia-resumida