Economia solidária pelo plebiscito popular

Neste ano de eleições e de copa do mundo é fundamental intensificar as forças pela Reforma do Sistema Político, de forma a pressionar por mecanismos de participação política direta e que atenda as inúmeras necessidades e demandas da população. Assim, entre os dias 1 a 7 de setembro haverá um plebiscito popular com a pergunta: você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?

Qualquer pessoa ou grupo pode organizar um local de votação com uma urna. Essa construção até setembro propõe que se criem comitês populares para realizar o debate e formações, além da mobilização da sociedade para o tema.

Mudanças estruturais no sistema econômico, político e social brasileiro podem ser então desencadeadas a partir de uma constituinte exclusiva e soberana, para que o povo tenha voz e possa encaminhar mudanças abrangentes com participação. O primeiro passo é que a população diga sim para esta constituinte exclusiva!

Vale relembrar que infelizmente apenas o congresso nacional pode autorizar ou convocar um plebiscito e não o fez após as mobilizações e críticas populares do ano passado. Assim o plebiscito popular é uma forma de luta e de pressão do povo para expressar sua vontade política.

A proposta é criar os comitês populares e organizar formações sobre temas como: fortalecer a democracia direta; aperfeiçoar a democracia representativa; enfrentar o poder econômico no sistema político e eleitoral brasileiro; garantir a representação popular; enfrentar a sub-representação da mulher, dos negros, indígenas e da juventude na democracia representativa, entre outro.

É fundamental que os fóruns locais e estaduais possam se somar nesta luta que também é da economia solidária!