15 DE DEZEMBRO - DIA NACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

Esta data remete ao grande símbolo de resistência e de luta pelo desenvolvimento sustentável com responsabilidade social e ambiental - Chico Mendes, nascido no dia 15 de dezembro de 1944. Assim foi escolhida essa data para comemorar o DIA NACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA, pois espalhados(as) em todas as regiões brasileiras, milhares de produtores(as), nos mais variados ramos, se fortalecem organizados nesse modelo econômico.
A Economia Solidária surgiu como movimento social na Inglaterra, durante o século 19, como forma de resistência por parte da população socialmente excluída, ao crescimento desenfreado do capitalismo industrial. No Brasil, esse movimento só ganhou força e tem crescido consideravelmente nos últimos anos e já faz do país uma referência internacional no assunto.
É um movimento social que busca contrapor os princípios de produção, comercialização e distribuição de riquezas presentes ao sistema capitalista, buscando novas relações (sociais, econômicas e ambientais) contrárias:
- à alienação em relação ao processo do trabalho como um todo;
- às desigualdades sociais (poder e riqueza na mão de uma minoria e pobreza para a maioria); e
- aos desequilíbrios ecológicos, visto que grandes corporações tendem a se preocupar mais com o lucro e menos com os danos ambientais que o crescimento desenfreado causa.
Sempre que o movimento de economia solidária se reúne, seja em um empreendimento solidário, seminário, uma conferencia ou mesmo em uma feira, fica claro que a intenção é realizar a transformação social, questionando a forma como a economia está organizada e propondo outra maneira de promover o desenvolvimento, com menos concentração de renda e melhor distribuição da riqueza. "Pois os bens da terra e os frutos do trabalho humano não são partilhados entre todos". (Frei Beto)
Economia solidária é movimento, é caminhada e com certeza precisa da nossa contribuição com passos novos para enfrentar os desafios que se apresentam em nossas comunidades na busca por uma economia a serviço da vida. Façamos desde dia, o nosso dia de busca por fazer acontecer "um outro mundo possível".