Congresso definirá rumos do Cooperativismo Solidário

Entre os dias 19 e 20 deste mês, em Brasília (DF), cerca de 600 cooperativas da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) se reunirão no III Congresso Nacional do Cooperativismo Solidário: "Desenvolvimento com inclusão social". O evento tem por objetivo definir os rumos de atuação e luta da organização nos próximos três anos, além de eleger a nova diretoria.
Participarão empreendimentos de todas as regiões do Brasil, representando ramos e cadeias de produção como serviços, crédito solidário, produção, comercialização e infraestrutura. Também devem estar presentes órgãos governamentais federais e estaduais, parceiros internacionais, parceiros nacionais e outras entidades de representação do cooperativismo e do sindicalismo.

"Nós queremos fazer um balanço dos seis anos de atuação da entidade, conquistas, avanços interna e externamente. A partir disso, vamos definir as principais demandas para os próximos anos e desafios", explica o vice-presidente da Unicafes, Sílvio Ney Barros. Ele acrescentou que serão pensadas estratégias para fortalecer o cooperativismo e avançar na implementação e fortalecimento da Agricultura Familiar.
Como importante luta a ser travada pelas cooperativas, Sílvio citou a mudança do marco legal do cooperativismo. "Merece uma lei mais avançada, que estabeleça a diferença na questão tributária, porque hoje as cooperativas são tratadas como empresas, mas não são, são organizações coletivas", ressalta.

No campo do reconhecimento, outra batalha. "Nós queremos fazer com que governo e sociedade civil reconheçam o cooperativismo como principal ferramenta de geração de renda e desenvolvimento no país. O Brasil precisa fazer alguma coisa para erradicar a pobreza, e o cooperativismo tem esse papel e está à disposição", declara.

Durante o primeiro dia de evento, após a abertura, que ocorre às nove horas, haverá apresentação de painéis com análise de conjuntura e desafios colocados à Economia Solidária e à Agricultura Familiar.

Já o segundo dia será dedicado a plenárias sobre processo de organicidade da Unicafes e logo depois debate sobre a Carta da organização, a ser construída durante o Congresso. No último dia do evento, ocorrerá a eleição da nova diretoria, que estará à frente da entidade pelos próximos três anos.

O Congresso é fruto de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDT) e conta com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Fundação Banco do Brasil.

Serviço


O III Congresso Nacional do Cooperativismo Solidário acontecerá no Hotel Resort Bay Park, Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN), Trecho 2, Conjunto 5, Projeto Orla Brasília, cidade de Brasília (DF). Mais informações pelo site da Unicafes (http://www.unicafes.org.br/), pelo e-mail comunicação@unicafes.org.br ou pelo telefone (61) 3323-6609.