Outra Comunidade é Possível

A Economia Solidaria nos possibilita vivermos em um modelo de desenvolvimento sustentável local pautado na autogestão, na solidariedade democraticamente a partir da organização de trabalhadores e trabalhadoras em varias dimensões econômica, social, ambiental e cultural da vida comunitária. Todos e todas nós somos responsáveis pelo desenvolvimento da comunidade onde vivemos.
Nesse sentido o território da vila São Braz que agrega em seu entorno vários bairros; estão se organizando para implantação de um banco de desenvolvimento comunitário na região.
Banco Comunitário são serviços financeiros solidários em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de fomentar e promover a economia local da região, tendo por base os princípios da Economia Solidaria. Seu objetivo é promover desenvolvimento através de redes locais de produção e consumo, visando o fortalecimento das iniciativas que já existem e incentivando a criação de outras em seus diversos âmbitos, como: pequenos empreendimentos produtivos, prestação de serviços, apoiando á comercialização e viabilizando o consumo local, gerando assim o desenvolvimento da economia na comunidade.

Neide Castilho
Agente administrativo de desenvolvimento comunitário
Banco Pire