Itajaí promove intercâmbio internacional de economia solidária

  • 08 de fevereiro

Representantes de várias regiões, juntamente com intercambistas de diversos países participaram na tarde desta segunda-feira (06), de uma reunião com o Conselho Municipal de Economia Solidária, com o intuito de conhecer melhor o desenvolvimento desta modalidade econômica em Itajaí.

A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda. “A participação de pessoas de outros países é muito importante, pois elas trazem outra visão, ajudando a implantar em seus países de origem o que aprenderam e presenciaram aqui. A Economia Solidária de Itajaí serve de exemplo para os outros municípios, e agora também chamou a atenção do exterior”, conta o presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária, Onézio Gonçalves Filho.

Ao todo, são dez intercambistas vindos de países como a Itália, Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Suíça. A estudante Maria Alejandra Estrada, que veio do Peru e está em Itajaí há duas semanas, explica que para ela a Economia Solidária é uma forma de buscar a melhoria tanto na situação financeira quanto na qualidade de vida das pessoas menos favorecidas.

Já para a italiana Lucrezzia Folliero, os artesanatos, a fabricação de mercadorias com produtos recicláveis são exemplos de garantia de trabalho e geração de renda para essas pessoas.

Fonte: www.novo.itajai.sc.gov.br/noticia/1662