15 de fevereiro de 2012
O Assentamento Itamarati, a 300 km de Campo Grande foi sede da primeira Conferência Territorial de MS. O Assentamento é localizado no município de Ponta Porã que faz parte do Pré-Território da Fronteira. A Conferência contou com a participação de 80 lideranças dos grupos de assentados, técnicos (as) da AGRAER, cooperativas locais, INCRA, MST, FAF, FETAGRI, CUT, COAAMS, técnicos (as) de ONGs, representação de Mulheres, SINTERPA e assentados do Assentamento Nova Era e Dorcelina Folador.
A comissão executiva da primeira CNATER de MS coordenada pela Delegacia Federal do MDA de MS e toda sua equipe conduziram os trabalhos e teve coordenação do Articulador Estadual dos Territórios de MS Edílson Sarate. O delegado do MDA em MS João Grandão esteve presente durante toda Conferência, destacando o empenho de todos os envolvidos e contribuindo em todo o processo de discussão.
Os participantes foram inscritos por eixos temáticos constante do Documento Base da Conferência de ATER, dessa forma cinco grupos de discussão foram organizados. Na abertura foi destacada pelas autoridades presentes a importância da Conferência devido ao tema que trata diretamente do sucesso da execução das diversas políticas públicas ofertadas aos Agricultores Familiares. A Assistência Técnica e Extensão Rural são fundamentais para que os agricultores familiares possa ter acesso ao PRONAF, ao PAA, ao PNAE, a programas de agroecologia, biodiesel e muitas outras que o MDA disponibiliza, observou o delegado MDA João Grandão.
O debate foi muito rico pela a excelente participação dos conferencistas durante os trabalhos de grupos e no debate da plenária. O debate e a participação superaram todas as expectativas e a Conferência foi considerada um sucesso pelos participantes e toda e equipe de coordenação, cumprindo seus objetivos.