Campo Grande sedia a 1ª edição da Feira Regional de Economia Solidária

  • 04 a 06 de junho

Começou nesta segunda-feira (4) em Campo Grande, a partir das 9h30, a 1ª Feira Regional de Economia Solidária, promovida pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). O evento terá palestras, práticas em grupo, debates sobre a relação entre agricultura familiar, as cooperativas e o mercado de economia solidária, além de apresentações culturais e exposição de produtos.

O evento é destinado ao cooperativismo e o mercado institucional do Centro-Oeste e busca promover a aproximação entre as cooperativas da agricultura familiar e o mercado da economia solidária em geral. De acordo com a coordenadora do evento, Rosa Maria, mais de 500 convites e ofícios foram encaminhados à produtores, cooperativas e sindicatos de vários municípios de Mato Grosso do Sul para o evento.

“Nosso desafio é ampliar esses acessos dos produtores aos programas de agricultura familiar e poder tirar as barreiras que travem esse processo”, explica a coordenadora, completando que o vento em seu primeiro terá também apresentação cultural e lançamento de livro.

Rosa Maria diz que alguns produtores convidados do interior do estado não participarão do evento por falta de transporte até Campo Grande. Segundo a coordenadora, a dificuldade de sair do interior e deixar o sítio é um empecilho aos produtores.

“Além dessa dificuldade, alguns ainda enfrentam o problema de falta de transporte até a capital. O projeto tem recursos para custear a alimentação, hospedagem e o material didático dos participantes convidados, mas não inclui a despesa de transporte”, finaliza. Segundo ela, algumas prefeituras e sindicatos ajudaram no transporte dos produtores para a feira.

A 1ª Feira Regional de Economia Solidária será realizada até a quarta-feira (6), e inclui na programação orientações aos pequenos produtores de políticas públicas de comercialização, marketing, aprimoramento dos empreendimentos sustentáveis.
A 1ª Feira Regional de Economia Solidária está se