Dourados: prisão do prefeito e outras 27 pessoas é fruto de luta popular

  • 3 de setembro

A cidade de Dourados/MS, nacionalmente conhecida em função do genocídio imposto aos povos Guarani Kaiowá, voltou a receber destaque em função da prisão de 28 pessoas no último dia 1° de setembro: prefeito, vice-prefeito, mulher do prefeito, nove vereadores, secretários e alguns empresários. Todas as pessoas estão envolvidas num forte esquema de corrupção, no qual um dos meios ilícitos é a cobrança de propina para a contratação de empresas corruptas para prestação de serviços à prefeitura.

Os meios de comunicação divulgaram as imagens de todo o bando recebendo o dinheiro roubado. Mas ainda omitem a mobilização popular que desencadeou todo o processo. O Comitê de Defesa Popular há mais de um ano vem mobilizando a sociedade civil para exigir a cassação do prefeito e dos vereadores. A Polícia Federal e o Ministério Público deram eco ao clamor da sociedade civil organizada e iniciaram a investigação, que culminou na prisão das 28 pessoas.

O CEBI tem presença ativa no Comitê de Defesa Popular. Os objetivos imediatos do Comitê, que no momento articula a população para permanentes protestos na cidade, são a cassação imediata de todas as pessoas envolvidas e a convocação de novas eleições para o município. Na opinião do Comitê, "a luta está apenas começando".


por CEBI-MS