VII ENCONTRO E FEIRA DOS POVOS DO CERRADO

  • 12 a 16 de setembro

Entre os dias 12 e 16 de setembro de 2012, a Rede Cerrado, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, realizou o VII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília/DF.
O encontro reuniu cerca de mil representantes de comunidades e organizações da sociedade civil dos 14 estados do Cerrado Brasileiro. O evento aconteceu na semana em que é celebrado o Dia Nacional do Cerrado: 11 de setembro.
O evento teve uma extensa programação com palestras, mesas redondas, oficinas, audiência pública e outras atividades sobre temas relativos à conservação do Cerrado e a defesa de seus povos, além da feira de produtos sustentáveis do Cerrado e de uma intensa programação cultural.
Durante o evento, foi realizado o Grito do Cerrado, que é uma passeata pela Esplanada dos Ministérios com o objetivo de alertar a sociedade brasileira quanto ao crescente processo de degradação do bioma e ameaça a seus povos, bem como para a urgência na implementação de ações voltadas para sua conservação e uso sustentável, e a tradicional Corrida de Toras entre etnias indígenas que aconteceu na Esplanada dos Ministérios. Ainda fazendo parte do Grito do Cerrado, aconteceu uma audiência pública no Congresso Nacional.