Texto Referencial - Preparação para o 3º Seminário Nacional de Fundos Solidários

  • 20/09/2016

UMA HISTÓRIA DE LUTAS PELO RECONHECIMENTO
Os esforços de articulação entre as entidades que recebiam recursos das organizações internacionais para alimentar seus fundos de apoio a pequenos projetos comunitários, associativos, datam da década de 90, portanto no século passado. Foram muito conhecidos pelos nomes de PACS (Projetos Alternativos Comunitários), Mini-Projetos e articulavam cerca de 15 entidades nacionais, regionais, estaduais que dialogavam coletivamente com as organizações internacionais e definiam ações conjuntas, intercâmbio de metodologias, base de informações comuns.

Mas, foi a partir de 2003 que essa articulação voltou-se para buscar alternativas de apoio a seus Fundos dentro da Política Pública Governamental. Foi reduzida boa parte do apoio vindo das organizações internacionais, pois entendiam que tais recursos deveriam vir de governos comprometidos com as causas populares.

Naquele momento a articulação nacional da economia solidária (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) já era uma realidade e os Fundos Solidários já integravam uma de suas principais bandeiras: crédito e financiamento. Também as iniciativas autônomas de Fundos Rotativos Solidários, administrados pelos próprios grupos, associações e comunidades começaram a ser melhor conhecidos, sobretudo a partir do semiárido, mas não somente.

O desafio colocado: para que os Fundos Solidários fossem reconhecidos no campo da Política Pública, era fundamental que os grupos, associações, comunidades e entidades que praticam as ações solidárias desse tipo de financiamento se ORGANIZASSEM para poder falar em seu próprio nome!

Uma longa história de lutas, negociações, diálogos em busca desse reconhecimento foi acontecendo. A antiga articulação dos "Fundos de Apoio a Pequenos Projetos" dá origem ao Comitê Nacional de Fundos Solidários, que amplia a participação de organizações, entidades, associações e redes.

http://cirandas.net/fundos-solidarios/noticias/texto-referencial-preparacao-par