III Seminário Nacional dos Fundos Solidários

  • 26/09 a 28/09/2016

III Seminário Nacional dos Fundos Solidários que discute o Desenvolvimento Territorial, Fortalecimento, Organização de Direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade da economia solidária que acontece em Brasília/DF dos dias 26 a 28 de setembro de 2016.
Além disso, o Seminário pretende: celebrar a caminhada e conquistas dos Fundos Solidários; Fazer uma avaliação geral dos processos realizados desde o primeiro seminário; Atualização e aprovação da Carta de Princípios; Refletir e propor encaminhamento sobre a rede nacional de fundos solidários.
O Seminário foi construído pelas organizações da sociedade civil que atuam junto às experiências de Fundos Solidários em todo Brasil e tem o apoio do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES).

Os Fundos Solidários são experiências de gestão coletiva de recursos monetários e não monetários (sementes, dinheiro, terras, serviços,…) que unem, além do financiamento as iniciativas produtivas associativas e as ações de formação e organização popular. São uma ferramenta importante de sustentabilidade das organizações e empreendimentos de ES. Fazem parte das Finanças Solidárias e antecipam, muitas vezes, de forma qualitativa, a ação dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento e das Cooperativas de Crédito Solidário.

No Brasil foram identificadas mais de mil experiências de Fundos Solidários.
Para saber mais das políticas e experiências de Economia Solidária, acesse o Cirandas.
Dia 28/9 ocorrerá a Audiência Pública pelo avanço da Política Nacional de Economia Solidária

DIA: 28/9/2016 (quarta), às 10 horas
LOCAL: Plenário 2, Anexo II da Câmara dos Deputados.
TRANSMISSÃO: O evento será transmitido ao vivo pela internet pelo portal:
edemocracia.camara.leg.br
O Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) promove na próxima quarta (dia 28/9), juntamente com a Frente Parlamentar Federal em Defesa da Economia Solidária e Economia Criativa, a Audiência Pública “Pelo Avanço