Audiência pública reúne mais de 300 representantes da economia solidária

  • 29/09/2016

Aconteceu na manhã dessa quarta-feira (28), a Audiência Pública na Câmara dos Deputados pelo avanço da Política Nacional de Economia Solidária, onde estiveram presentes mais de 300 representantes de empreendimentos, cooperativas, organizações e movimentos sociais que defendem a regulamentação da economia solidária como uma política do Estado brasileiro, lotando dois plenários da Casa.
A sessão foi presidida pelo deputado federal Raimundo Angelim (PT-AC), e dividiram a mesa a representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Lidiane de Jesus, o presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Leonardo Pinho, presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Luiz Ademir Possamai e o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), João Bertoliono. A deputada relatora do projeto na Comissão de Constituição de Justiça da Câmara, Maria do Rosário (PT-RS), não pode estar presente, mas abriu a sessão por videoconferência onde afirmou que o projeto de lei 4685/2012 – que cria a Política Nacional de Economia Solidária, de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), já tramitou em várias comissões e agora é o momento de concluir esse debate. A relatora disse que o PL não pode ser deixado de lado por conta da mudança do governo. “O projeto não pode enfrentar dificuldade agora por conta da visão privatista de muitos e do ajuste fiscal. A inclusão social se dá também com a economia solidária”, afirmou.
Para o deputado, é preciso avançar para que o projeto seja aprovado. “O Brasil é um dos países onde a economia solidária é mais fortalecida, e isso é um exemplo para o mundo. Países com economias muito menores que o Brasil já tem marco regulatório. Então, aprovar o projeto que cria o Sistema Nacional de Economia Solidária é de fundamental importância”, enfatizou.

Fonte: http://marista.edu.br/ims/?p2889