Encontro de Planejamento e Novas Perspectivas para a Rede Brasileira de Bancos Comunitários O Banco Comunitário Digital e a Plataforma E-dinheiro

  • 17/12/2016 a 20/12/2016

A Rede Brasileira de Bancos Comunitários, criada em 2006, é composta por 113 Bancos Comunitários, distribuídos em 90 municípios e 20 estados Brasileiros. Devido sua natureza comunitária e a prestação de serviços financeiros serem cobertas por taxas e juros bem inferiores ao mercado, somado a ausência de escala , a sustentabilidade financeira dos Bancos Comunitários é sempre tema recorrente nos desafios estabelecidos pela Rede.
Em julho de 2015, a Rede Brasileira de Bancos Comunitários, em parceria com a empresa Moneyclip, passa a operar com a Plataforma E-dinheiro, um meio de pagamento digital (mobili payment), que para os bancos comunitários assume a função de moeda social eletrônica. Dentre várias outras vantagens, a moeda eletrônica ampliou o portfolio de serviços financeiros dos bancos comunitários e possibilitou a cobrança de taxas a partir de compras no comercio local. Amplia-se dessa forma as possibilidades de sustentabilidade dos Bancos Comunitários.
Em Novembro de 2016 a Rede Brasileira de Bancos Comunitários fez a aquisição da Plataforma e-dinheiro, passando ser proprietáriaúnicade todos os rendimentos da Plataforma, bem como, dos custos para sua manutenção. Inicia-se aqui um novo momento para os bancos Comunitários, que precisa ser bem compreendido técnica e institucionalmente, aproveitando ao máximo todas as vantagens e possibilidades que a plataforma oferece.
Fonte: Leonora Mol - Banco Bem