Manifestação da CNBB

  • 23/03/2017

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quinta-feira, dia 23 de março, uma nota sobre a Reforma da Previdência. No texto, aprovado pelo Conselho Permanente da entidade, os bispos elencam vários pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 para mostrar como ela “escolhe o caminho da exclusão social”, e convocam os cristãos e pessoas de boa vontade “a se mobilizarem para buscar o melhor para o povo brasileiro, principalmente os mais fragilizados”.

Em entrevista coletiva à imprensa, também foram apresentadas ontem outras duas notas. Uma delas, sobre o foro privilegiado; a segunda, em defesa da isenção das instituições filantrópicas. Na ocasião, a Presidência da CNBB falou das atividades e dos temas em discussão na reunião do Conselho Permanente, que teve início na terça-feira, dia 21, e terminou no fim da manhã desta quinta, 23.

Na nota sobre a PEC 287, a CNBB manifesta apreensão com relação ao projeto do Poder Executivo em tramitação no Congresso Nacional. “A previdência não é uma concessão governamental ou um privilégio. Os direitos sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática; qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio”, salientam os bispos.

O governo federal argumenta que há um déficit previdenciário, justificativa questionada por entidades e parlamentares, até contestada, levando em consideração informações divulgadas inclusive por órgãos governamentais. Neste sentido, os bispos afirmam não ser possível “encaminhar solução de assunto tão complexo [quanto a Reforma da Previdência] com informações inseguras, desencontradas e contraditórias”.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DA CNBB SOBRE A PEC 287/16 – “REFORMA DA PREVIDÊNCIA”

“Ai dos que fazem do direito uma amargura e a justiça jogam no chão”
(Amós 5,7)

Fonte: http://caritas.org.br/para-cnbb-reforma-da-previdencia-escolhe-o-caminho-da-exclusao-social/36278