Capivari desperta interesse de cidades cariocas por moedas sociais

  • 30 de março de 2011

O município de Silva Jardim tem chamado a atenção por ser a primeira cidade carioca a ter sua própria moeda social. Lançada em 16 novembro de 2010, junto com a inauguração do Banco Comunitário Capivari, a nova moeda já mudou a realidade econômica de Silva Jardim, na baixada litorânea do Rio.
Também chama a atenção o fato de ter sido o prefeito da cidade, Marcello Zelão (PT), o principal idealizador da iniciativa. Ele comentou que o banco é para atender os trabalhadores, as pessoas mais pobres e não quem tem dinheiro, e afirmou que serão as pessoas de menor poder aquisitivo, que não conseguem empréstimos nos bancos convencionais, as que mudarão a realidade econômica da cidade.
A secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Vera Lúcia Brito, explicou que o objetivo é promover a Economia Solidária, valorizando o comércio local e ajudando o pequeno empreendedor com o microcrédito. "Agora, o dinheiro fica aqui no município", ressaltou.
Inserido no contexto da economia solidaria, o Banco Comunitário Capivari e sua moeda social estão conseguindo valorizar o comércio local, trazer de volta os consumidores que estavam comprando em outras cidades e ainda ajudar os/as pequenos/as empreendedores/as com a oferta do microcrédito. O Banco Capivari faz o câmbio do Real, moeda oficial brasileira, para o Capivari, que tem o mesmo valor do real.
Para incentivar a população a usar a moeda social da cidade, o comércio local oferece descontos se o produto ou serviço for pago em capivari. Em algumas lojas o desconto para pagamento em ‘capivaris chega a 15%. Os bons resultados com a iniciativa já podem ser sentidos por alguns comerciantes, que afirmam que a movimentação no comércio aumentou cerca de 60%.
O presidente da Associação Comercial, Aulus Macedo, comentou que além de impulsionar e aquecer a economia da cidade, a moeda social também trouxe outros benefícios como a melhora da autoestima dos consumidores, que viram seu poder econômico aumentar.
Por Tatiana Félix