ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES E CONSUMIDORES SOLIDÁRIOS

  • 25 de abril de 2011

A Comissão Pastoral da Terra, Mato Grosso do Sul, junto a economia solidaria, vem se empenhando em constituir uma cooperativa de consumo e
comercialização de alimentos agroecologicos, na região de Dourados/MS. A mesma
visa também que no futuro seja aberta uma loja específica para produtos da
agricultura familia e economia solidaria. As propostas surgem como resultado das experiências que a CPT/MS têm desenvolvido em vários municípios do Estado, através do apoio aos agricultores familiares na produção e comercio justo e solidário de alimentos.
Segundo, Vanilton Camacho, depois de alguns anos de caminhada, na perspectiva da produção, comercialização e do consumo solidário, surgiram propostas para conformar uma cooperativa de produtores e consumidores.
Nessa idéia já foi realizado um encontro de formação entre os dois grupos
(produtores e consumidores) e que incluso se avançou com um projeto de estatuto da futura cooperativa.
O agente da CPT informou também que para avançar ainda mais para esse objetivo se realizará um novo encontro de produtores e consumidores solidários em 7 de maio em Dourados. A idéia promove vincular dois setores que aparentemente têm objetivos diferentes, porém estão unidos por princípios básicos que tem a ver com a valorização de um aspecto significativo do “bem viver”. Isto é a produção de alimentos orgânicos que valoriza o trabalhador e a trabalhadora, assegura condições dignas de vida e garante cuidado e respeito ao meio ambiente. “Pensando em tudo isso a mais de um ano vem-se discutindo sobre a possibilidade de constituir uma cooperativa de comercialização e consumo, ou seja, uma entidade capaz de unir e reunir produtores e consumidores afincados numa consciência social e ecológica”
A CPT resgata a idéia de uma aproximação mais efetiva entre produtor rural e
consumidor urbano.