CPT/MS realizara II etapa de curso de formação

  • 8 a 11 de Setembro

Mieceslau Kudlavicz, daEquipe de formação CPT/MS informou que na primeira etapa do curso foram estudados o Campesinato brasileiro e os desafios na atual conjuntura e que na segunda etapa será estudada a História das Luta Camponesas no Brasil e no MS. A mesma esta prevista para os dias 8 a 11 de setembro em Dourados.

Explicou que o curso de formação da CPT é uma construção coletiva em que os conhecimentos dos participantes é de fundamental importância. Assim, no estudo das lutas camponesas os participantes deverão socializar seus conhecimentos sobre os movimentos de resistência de posseiros, de ribeirinhos, de quilombolas, de sem terra, dos assalariados, dos cortadores de cana, de erva mate; ou resgatar poesias escritas pelos camponeses relatando história das lutas pela terrarecortes de notícias de jornal, panfletos, etc.

A Comissão Pastoral da Terra-Regional-Mato Grosso do Sul, renovou um importante desafio em prol da luta pela reforma agraria ao retomar os cursos de formação. Segundo Kudlavicz, encontros como esse proporcionam ferramentas para continuar a luta dos trabalhadores na defesa de direitos e busca de alternativas para o fortalecimento do movimento popular e a cultura do campesinato, perante o impacto do agronegócio e o atual impacto econômico do sistema capitalista. (FONTE, cpt/ms)