Mulheres desenvolvem trabalho artesanal com fibra de bananeira

  • 21 de setembro de 2011

Mulheres de diversos assentamentos rurais de Itaquiraí, que desenvolvem um trabalho artesanal à base de fibra da bananeira, juntaram-se e fundaram o Grupo Milagre da Fibra. De forma unida, elas criam linhas de produtos de mesa e uso pessoal como bolsas e capa para notebook.
Instituído sob forma de associação desde 2006, o grupo reúne mulheres de cinco assentamentos diferentes: Aliança, Tamakavy, Boa Sorte, Indaiá e Sul Bonito. O trabalho, que antes era feito de forma rudimentar, recebeu o incentivo da prefeitura, que começou um trabalho de melhoramento com apoio do Sebrae, proporcionando capacitação as artesãs.
Antes, 80% dessas mulheres sobreviviam do leite, hoje elas encontraram no artesanato uma alternativa de renda. “Com as peças que a gente vende numa lojinha em Bonito e nas feiras que participamos, o artesanato se tornou um complemento da renda”, relata a artesã Maria Silvina Beltrame. Trabalhando com artesanato desde 2006, Maria Silvina conta que seu emprego anterior era de empregada doméstica. “Antes eu era empregada, nunca tinha visto nada igual ao trabalho feito no Milagre da Fibra. Com o artesanato sou reconhecida pelo que faço”, diz.
Atualmente, as peças das artesãs está exposto na Casa do Artesão em Campo Grande, que fica na avenida Calógeras, 2050, as peças fazem parte da exposição “Milagre da Fibra - Artesanato de Itaquiraí”. Por meio de uma parceria firmada entre o Sebrae e a prefeitura de Itaquiraí, o grupo pode fazer uma série de cursos para o aperfeiçoamento do trabalho apresentado e para a administração da associação.
Itaquiraí, localizada a 406 km da Capital na região Sul do Estado, está entre as 21 cidades que fazem parte do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios (Prolocal), que visa levar ações de capacitação e consultoria para promover o crescimento dos municípios. As atividades envolvendo lideranças, comunidade, empreendedores e técnicos de órgãos públicos, em parceria com prefeituras e entidades locais.